Bichectomia: A nova tendência entre os artistas.

Bichectomia

Bichectomia

A nova tendência entre os artistas.

 

A aparência física e emocional, cada vez mais, tem se tornado uma exigência social e uma busca constante do ser humano pela satisfação pessoal e melhora na autoestima.

A Bichectomia tem sido muito requisitada atualmente, principalmente, depois que atrizes como Angelina Jolie, Jennifer Aniston, entre outras, procuraram essa cirurgia para embelezar seus rostos e aumentar sua aparência de beldades.


diminuição bochechas

Mas o que é exatamente a Bichectomia????

Veja nesse artigo o que é a Bichectomia, por que ela é tão procurada, como é realizada e quais seu resultados.


Bichectomia: O que é exatamente

A Bichectomia é uma cirurgia realizada para afinar o rosto, diminuindo as bochechas e deixando a face mais delgada.

Muitas pessoas possuem as bochechas salientes, deixando o rosto volumoso com o aspecto do “Quico” aquele personagem do Chaves ou mesmo do Fofão, outro personagem famoso por suas bochechas.

diminuição bochechas


Essa situação traz muita insatisfação estética para os pacientes, além de poder gerar também desconforto dentro da boca, a medida que o volume das bochechas também atrapalha a mastigação.

A cirurgia é realizada retirando-se uma “bola” de gordura que existe no meio das bochechas. Essa “bola” é conhecida como Bola de Bichat e por isso o nome da cirurgia é Bichectomia.



Bichectomia: Quando está indicada

Existem duas principais indicações para a realização da Bichectomia: por razões estéticas e por razões funcionais.


Bichectomia: motivos estéticos

“Doutor, não gosto das minhas bochechas, acho elas grandes, já sofri gozações. Me sinto incomodada”

Esse é um tipo de relato comum no consultório e uma indicação clássica e substancial para a realização desse procedimento.

Esse quadro de incomodo pode gerar timidez, depressão e o afastamento do convívio social.

Se o paciente sente-se incomodado com suas bochechas, ele tem indicação para a retirada da gordura responsável.

Bichectomia: motivos funcionais

“Doutor, sempre que vou comer algo, acabo mordendo minha bochecha, não aguento mais essa situação, o que posso fazer?”

O trauma na mucosa bucal, provoca úlceras traumáticas, que gera dor, desconforto e dificuldade de alimentação. Esse trauma constante, aliado a outros hábitos nocivos (álcool, fumo, calor) pode ocasionar lesões mais sérias a mucosa.

Portanto, o incomodo que a Bochecha pode gerar dentro da boca, também coloca o paciente em indicação para a Bichectomia.

Bichectomia: prudência faz bem a saúde

Você vai escutar muito sobre Bichectomia e, principalmente, ler muito sobre esse assunto na internet. Tenha prudência e cuidado com promessas milagrosas de mudanças no perfil do rosto.

Muitos paciente apresentam pequena quantidade de gordura facial e discreto volume de bochechas. Nesses casos, o ganho estético por afinamento das bochechas será mínimo e, ás vezes, imperceptível.

Em outras situações, o perfil facial do paciente é alongado (dolicofacial) e a cirurgia de Bichectomia poderia trazer resultados catastróficos.

Portanto, é importante escolher um profissional capacitado para essa análise e procedimento. Converse com ele e discuta a melhor alternativa para resolver seu problema.


Bichectomia: Como é feita

A Bichectomia é feita retirando-se uma parte da gordura facial que dá volume para as bochechas. Essa gordura é conhecida como Bola de Bichat.

A cirurgia geralmente, por ser rápida e pouco invasiva, é realizada em consultório com anestesia local. Entretanto, nada impede que seja feita em hospital, se esse for o desejo do paciente. Converse com seu cirurgião.

Uma pequena incisão de 1,0 a 1,5 cm  é feita dentro da boca (o que não deixa cicatrizes) e, diferente de outras cirurgias bucais, nenhum tipo de broca ou motor é utilizado, apenas pinças e a habilidade do profissional para remover a gordura. Ou seja, não existe aquele famoso barulhinho da broca do Dentista.

Em seguida, 2 pontos são realizados para fechar o local e evitar sangramentos futuros.

Um curativo compressivo no rosto com bandagens são instalados para evitar inchaço da face e para dar conforto ao paciente. Cuidados pós operatórios e medicamentos serão prescritos pelo seu cirurgião.

A cirurgia dura em média 1 hora e requer um afastamento médio de 3 a 5 dias de suas tarefas profissionais. Entretanto, atividades físicas, como academia, esportes, corrida, só serão liberadas após a remoção dos pontos e a avaliação do seu cirurgião.


Bichectomia: Requer algum preparo antes da cirurgia?

Como qualquer cirurgia, uma criteriosa anamnese sobre a saúde do paciente deve ser realizadas. Doenças sistêmicas, alergias a medicamentos, o uso de medicamentos de rotina, hábitos e vícios, entre outras, devem ser questões avaliadas e manejadas pelo seu cirurgião.

Exames laboratoriais de sangue podem ser solicitados.

Pelo fato de ser uma cirurgia com anestesia local, não existe a necessidade de jejum, entretanto, orienta-se o paciente que no dia da cirurgia faça uma refeição leve, evite práticas desportivas e procure vir sem maquiagem, com roupas leves e traga um acompanhante.


Bichectomia: Quais os riscos?

Apesar de ser uma cirurgia pouco invasiva e geralmente rápida, a técnica do procedimento é delicada e exige um bom conhecimento anatômico e uma boa habilidade cirúrgica.

É uma região com estruturas anatômicas importantes como vasos sanguíneos, nervos e uma importante Glândula Salivar.

As intercorrências mais comuns são os Seromas (acúmulo de líquido nos tecidos) e os Salivomas (acúmulo de saliva por lesão no ducto da Glândula Parótida).

Mas como em qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer infecções, sangramentos e hematomas.

Não são lesões graves ou definitivas e sua resolução é de fácil manejo.

Procure um profissional de sua confiança, capacitado para realizar sua Bichectomia e para tratar as intercorrências caso elas ocorram.


Bichectomia: Resultados estéticos

O principal resultado da Bichectomia e o mais evidente é o afinamento do rosto, tornando a face mais delicada e atraente.

Diminuiçao das bochechas

No momento em que retiramos a gordura das bochechas, ocorre uma diminuição das mesma e uma proeminência do osso malar ou das “maçãs do rosto”, tornando as linhas da face mais harmônicas e agradáveis.

O resultado final e definitivo demora no em torno de 6 meses para ser alcançado, sendo fundamental o entendimento desse tempo por parte do paciente.

Inicialmente pode haver inclusive um aumento do volume da face, devido ao edema  pós-cirúrgico. Mas após a fase aguda (inflamatória) de cicatrização dos tecidos passar, as primeiras modificações já podem ser notadas.


Bichectomia: Os homens podem fazer?

Sim, os homens podem fazer a Bichectomia, respeitando as mesmas indicações e necessidades já relatadas nesse artigo.

Claro que, por ser uma cirurgia que ganhou notoriedade pelos seus resultados estéticos e devido ao fato de ainda vivermos numa sociedade machista e preconceituosa, os homens ainda sentem-se constrangidos


bichecto

Entretanto, cresce muito a necessidade social e profissional de uma boa aparência, além da satisfação pessoal que esses procedimentos geram. E é claro que os homens estão incluídos nessas exigências e, por isso, têm procurado serviços para tanto.

O ator Hollywoodiano Keanu Reeves fez a cirurgia de Bichectomia e alcançou um resultado muito positivo.


Por fim…

A incessante procura por beleza e bem estar físico é uma realidade da sociedade moderna, por isso a Bichectomia vem ganhando força entre aqueles procedimentos que visam alcançar esses objetivos.

O rosto e o sorriso, talvez sejam o grande ‘cartão postal’ do ser humano e a porta de entrada para as relações interpessoais.

Não surpreende que os produtos de maquiagem e cosmético, sejam os mais procurados para esse fim.

Entretanto, a prudência para a realização desses procedimentos deve sempre nortear a tomada de decisão e o profissional escolhido deve estar capacitado para executá-los.

Prudência faz bem a saúde!

 

Posted on 26 de março de 2018 in Bichectomia, Estética Facial

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top