Atendimento Dentário Sem dor…veja como é possível!

feliz e sem dor

Atendimento Dentário Sem Dor…veja como é possível!

Talvez o que mais impeça as pessoas de consultarem o Dentista seja o medo de sentir dor. A certeza da dor é tão grande que muitos pacientes retardam ao máximo sua ida ao Dentista, prejudicando em muito sua saúde bucal.


Relatos como esse não são raros no consultório odontológico: “Doutor, eu tenho pânico de Dentista, evitei ao máximo vir e agora minha boca está um caos, o senhor vai ver!”

Realmente, esse tipo de conduta, gera problemas dentários muitas vezes irreversíveis e aumenta o tempo de tratamento para que o paciente possa recuperar sua saúde bucal e sua autoestima.

Outra situação comum é que o medo da dor no Dentista faz com que o paciente suporte situações caóticas de mau hálito, sangramentos, dores constantes, estética prejudicada. Isso gera uma verdadeira bomba emocional que vai privando o ser humano dos contatos sociais, das relações de trabalho, de modo a perder o interesse pela alegria da vida: sorrir, conversar, comer, namorar…

Dor no dentista

COMO TER UM ATENDIMENTO DENTÁRIO SEM DOR

Mas nada disso precisa acontecer. Atualmente a odontologia evoluiu bastante, tanto na parte de instrumental quanto na formação do Dentista, mais atento para o cuidado emocional do paciente.

Vamos ver métodos e cuidados que podem ser usados para um atendimento dentário sem dor.

CONSULTA DE AVALIAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO DENTÁRIO SEM DOR

Sempre faça uma consulta de avaliação com o seu profissional antes de realizar qualquer tipo de atendimento odontológico.

Essa consulta é muito importante para que você conheça o ser humano que irá lhe atender. Olhe para ele, escute suas considerações sobre o tratamento, exponha sua dúvidas e receios. Dessa maneira, você criará um vínculo, um elo emocional com o Dentista e isso automaticamente lhe deixará mais tranquilo e confiante.

Caso não goste do que viu e escutou, não se constranja em procurar outro profissional, empatia e segurança são fundamentais.

MEDICAMENTOS PARA O CONTROLE DA ANSIEDADE PARA UM ATENDIMENTO DENTÁRIO SEM DOR

Muitas vezes o pânico é tão grande que foge ao nosso controle e acabamos sentindo a dor mesmo antes de entrarmos na consulta para o procedimento.

Bem, não precisamos sofrer tanto, sei que o controle emocional talvez seja uma das coisas mais difíceis de se lidar, mas existem recursos muito eficazes para nos ajudar nessa tarefa.

Dor e medicamentos para diminuir ansiedade

Mas um Medicamento para se Acalmar no Dentista?

Sim, isso mesmo, existe uma grande quantidade de medicamento que podem ser utilizados para controlar a ansiedade e lhe auxiliar antes, durante e após o atendimento dentários.

Talvez atualmente o medicamento mais conhecido seja o Rivotril, mas muitos outros também podem ser utilizados.

Faz sentido não é verdade, um calmante para acalmar, já que muitas vezes o grande empecilho para o atendimento seja o estado nervoso e de estresse que o paciente se encontra.

Esses medicamento irão automaticamente baixar a ansiedade do paciente, fazendo inclusive com que a anestesia faça ação mais rápida, de maneira mais eficaz e com maior duração.

Você pode tomar essa medicação na noite anterior ao atendimento, para ter uma boa noite de sono, e uma hora antes da consulta. Mesmo após o término do procedimento, você ainda irá ter uma sensação de tranquilidade e conforto, tendo vencido o desafio proposto.

A ANESTESIA PARA TER UM ATENDIMENTO DENTÁRIO SEM DOR

Para muitos pacientes a anestesia é o principal fator do medo no Dentista: “Doutor, não posso nem ver a agulha que já desmaio.” Ok, você tem razão, ninguém gosta de receber uma picada, ainda mais na boca.

Mas veja que existem recursos para que nem mesmo a picadinha da anestesia seja sentida. E no momento que você não sentir nem mesmo a picada, você vai ficar mais calmo e vai, aos poucos, perdendo aquele pavor do atendimento, conseguindo, assim, colocar sua saúde bucal em dia.

Xilocaína Antes da Anestesia

A Xilocaína é um anestésico tópico e que, se utilizado corretamente, nos auxilia muito para uma anestesia sem dor.

Ela é aplicada com um algodão na mucosa (gengiva) onde será feita a anestesia. A mucosa deve ser adequadamente seca antes de se aplicar a xilocaína, a qual permanecerá no locar por alguns minutos.

Isso já vai gerar uma anestesia na gengiva, apenas com um algodão,  e a picada da agulha não será sentida, pois vai ocorrer num locar que já está adormecido.

Técnica da Competição da Fibra Nervosa

Essa técnica de anestesia é extremamente eficaz para se evitar a percepção da picada na hora da punção com a agulha. Consiste em distender o lábio com a mão no exato momento que a agulha irá penetrar a gengiva. O cérebro irá perceber o movimento do lábio esticado e não conseguirá perceber a picada. Existirá uma competição da fibra nervosa entre o tato e a dor.

Agulha Revestida Com silicone

Isso mesmo, existem algumas agulhas que vem revestida com silicone e com pontas extra-finas. Isso permiti qua a agulha deslize facilmente dentro da gengiva, evitando o trauma por atrito.

Aplicação Lenta do Líquido Anestésico

Mesmo após já ter ocorrido a penetração da agulha na mucosa, algum desconforto pode ocorrer decorrente da entrada do líquido distendendo os tecidos profundos.

Isso pode ser minimizado fazendo a injeção lenta do líquido, de modo que essa distensão passe desapercebida pelo paciente.

Sem dor

AGUARDAR O COMPLETO EFEITO DA ANESTESIA PARA UM ATENDIMENTO DENTÁRIO SEM DOR

Isso parece óbvio, mas na prática não acontece. A anestesia precisa de um tempo para que seu efeito seja alcançado. Esse tempo depende de indivíduo para indivíduo, além de ser influenciado pela grau de ansiedade do paciente e por processos inflamatórios locais.

Muitas vezes, o início do atendimento sem que a anestesia esteja em seu grau máximo de ação, pode gerar dor ao paciente, dificultando o manejo psicológico da situação.

Aguardar o tempo necessário e observar os sinais e sintomas que demonstram a eficácia da técnica anestésica realizada, como o formigamento da boca e a sensação de que a boca está inchada.

REAPLICAR A ANESTESIA EM ATENDIMENTOS DENTÁRIOS LONGOS

Muitas vezes é extremamente prudente que em atendimentos longos seja reaplicada a anestesia.

Essa atitude irá gerar conforto para o paciente no final do atendimento, tanto para a conclusão do procedimento quanto para que o paciente possa comprar os medicamentos para dor, chegar em casa e começar os primeiros cuidados pós atendimento.

ENTÃO, PRONTO PARA COLOCAR SUA SAÚDE BUCAL EM DIA?

Saúde bucal sem dor

Portanto, não precisamos deixar de lado nossa saúde bucal com medo de sentir dor no Dentista. Essa é uma crença antiga e que não se insere nos moldes atuais de atendimento odontológico.

Vimos que existem diversas maneiras, técnica e materiais para conduzir o atendimento dentário de maneira tranquila, sensata e sem qualquer tipo de dor.

Escolha um Dentista de sua confiança, converse com ele e não deixe de fazer o seu tratamento dentário, afinal sua maior riqueza é a sua saúde.

Posted on 4 de abril de 2016 in Sem categoria

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top