Dente Siso…6 motivos para você removê-lo!

Dor de Dente.

Dente Siso…6 motivos para você removê-lo!

Você já deve ter escutado muitas histórias sobre o Dente Siso e mesmo assim os dentistas continuam lhe informando sobre a  necessidade de removê-lo.

Ou talvez você escute essas histórias e pense: “Nossa, eu não sinto nada, acho que meu siso nem existe!”

Na verdade, o fato de você não sentir nada ou o fato de seu Dente Siso não ter nascido, não significa que você esteja livre dos malefícios que esse dente pode trazer para a sua saúde.

Muitos pacientes superam seus traumas e medos e realizam a retirada do Dente Siso devido às consequência que estão causando em sua saúde.

Veja alguns relatos que frequentemente chegam ao consultório:

“Doutor minha gengiva ao redor do Dente Siso seguidamente incha, dói muito e não consigo abrir a boca direito, tenho que tomar antibiótico toda vez e não aguento mais.”

“Meus dentes da frente estão entortando, pode ser do Dente Siso doutor?”

“Estou com uma cárie no dente vizinho ao meu Siso, meu dentista disse que vou ter que fazer canal ou que até mesmo possa perder esse dente para sempre..”

Então todo o cuidado é pouco quando falamos desse dente. Vou lhe mostrar que o Dente Siso é uma bomba relógio e que a qualquer momento pode explodir.

Dor dente siso

Fique atento, o motivo número 3 é o mais importante!

1) INFLAMAÇÕES RECORRENTES NA GENGIVA DEVIDO AO DENTE SISO

O Dente Siso é o último dente da boca e por isso é um local de difícil acesso para uma adequada higiene bucal. A bochecha, a língua e os outros dentes atrapalham o acesso ao Siso.

Além disso, muitas vezes, não há espaço para que o Dente Siso consiga nascer completamente o que torna praticamente inviável a correta escovação no local. O dente fica espremido, torto, ou abaixo dos outros dentes.

Mesmo para o profissional, que tem treinamento e instrumental adequado, alcançar adequadamente a região é complicado, sendo que para o paciente essa tarefa torna-se uma batalha perdida.

Pois bem, e quais as consequências de uma má higiene no local?

Teremos o acúmulo de placa bacteriana na região a qual vai gerar, cáries, mau cheiro e principalmente inflamação na gengiva que contorna ou cobre parcialmente o Siso, o que chamamos de  Pericoronarites!

As Pericoronarites são inflamações importantes na gengiva ao redor do Dente Siso, que podem gerar dor intensa, inchaço, febre e dificuldade para falar, comer ou abrir a boca. Isso gera uma prostração do paciente que terá que usar terapia medicamentosa potente além de outras manobras para melhorar o local.

Pericoronarites

Os episódios de Pericoronarites são tão intensos que os pacientes relatam: “Doutor não aguento mais, preciso muito tirar esse dente”.

2) O DENTE SISO PREJUDICANDO O DENTE VIZINHO

O dente vizinho ao Siso ou o chamado Segundo Molar Permanente muitas vezes é prejudicado pela presença do Dente Siso.

O Siso pode, muitas vezes de maneira imperceptível, estar causando uma reabsorção da raiz do dente vizinho, mesmo ele estando dentro da gengiva.

Cirurgião Bucomaxilofacial e suas atribuições

Outra sequela importante causada pelo Siso ao seu vizinho são as Cáries na região distal (atrás no último dente) de difícil tratamento pelo Dentista. São cáries em locais de dificílimo acesso, junto ou abaixo da gengiva e que frequentemente levam à extração do dente vizinho.

O dente vizinho ainda pode sofrer com abscessos periodontais que são inflamações na gengiva e no osso que dá suporte e estabilidade para os dentes. Isso além da dor, pode gerar mau cheiro ou até mesmo uma bacteremia, ou seja, bactérias na corrente sanguínea.

Outro problema que pode ser gerado é a má posição, ou seja, o dente vizinho fica torto ou não consegue nascer completamente devido à presença do Dente Siso que novamente pode estar causando danos ao seu colega de mastigação.

Então vamos resumir os danos ao dente vizinho?:

• REABSORÇÃO DA RAIZ
  • CÁRIES DISTAIS
  • ABSCESSOS NA GENGIVA
  • MAU CHEIRO
  • DOR
  • MÁ POSIÇÃO NA ARCADA

3) CISTOS E TUMORES ORIGINADOS PELO DENTE SISO

“Nossa, um Tumor causado pelo Siso, isso pode realmente acontecer Doutor?”.

Pode sim! o Dente Siso pode ser a origem de Cistos e Tumores nos maxilares e são situações extremamente graves e complexas que levam muitas vezes à mutilação do paciente dependendo do tamanho e agressividade dessa lesão.

E o Dente Siso que não nasceu ou que não está totalmente para fora da gengiva é o mais propenso a provocar esse tipo de malefício.

Quando não nasce ele fica envolto por uma “capa” que chamamos de Folículo Pericoronário. Essa “capa” é formada por células epiteliais que podem em determinado momento da vida começar a multiplicarem-se e/ou mudarem de formato, gerando os Cistos e Tumores.

Esses Cistos e Tumores tendem a crescer dentro do osso dos maxilares de maneira indolor, sendo imperceptível pelo paciente. E o osso do paciente, antes sadio, vai sendo substituído ou reabsorvido por essas lesões.

Não raro os pacientes que descobrem essas lesões por radiografias em seu Dentista ou por fraturas de mandíbula sem aparente razão, visto que o osso fica extremamente fragilizado.

E qual o grande vilão para todo esse quadro?

Dor de dente.

O DENTE SISO.

4) MAU CHEIRO BUCAL CAUSADO PELO DENTE SISO

Como já vimos a higienização do Dente Siso não é tarefa fácil.

A má higiene no local vai gerar acúmulo de placa bacteriana, tártaro, abscessos gengivais, cáries extensas e necrose pulpar.

Pois bem, todos esses fatores, isolados ou somatizados, irão provocar uma halitose ou mau cheiro bucal diário e mesmo enxaguantes bucais não serão suficientes para sanar o problema.

Mal cheiro bucal

Mesmo que o paciente busque auxilio profissional para fazer uma desinfecção do local, rapidamente o processo se instalará novamente devido ao difícil acesso para manter a higiene do Dente Siso.

5) LESÕES NA BOCHECHA CAUSADAS PELO DENTE SISO

Já vimos que o Dente Siso fica muito próximo a bochecha e que muitas vezes, por falta de espaço, ele acaba nascendo torto.

Mesmo que ele consiga erupcionar adequadamente, a proximidade da língua e da bochecha farão com que lesões sejam provocadas nessas estruturas durante a fala, a mastigação ou involuntariamente durante o sono.

Muitos paciente inclusive criam um hábito nocivo de morder a bochecha intencionalmente devido a essa proximidade Siso/bochecha.

Essas leões podem variar desde Aftas recorrentes, fibromas (bolinha dura na bochecha) e até mesmo cânceres quando somados a outros hábitos nocivos como o cigarro e a bebida.

Lesões na boca que não regridem de 7 a 10 dias devem ser imediatamente investigadas e tratadas.

6) O DENTE SISO ATRAPALHANDO A ORTODONTIA

Maloclusão

Não raro as vezes em que o paciente relata que seus dentes da frente começaram a entortar durante o nascimento do Siso.

Ou pacientes que após retirarem o aparelho tiveram os dentes entortando novamente.

Na verdade, dentes tortos, com apinhamento, necessitam de espaço para poder repousar passivamente em sua posição correta.

O Dente Siso vem justamente no caminho oposto a esse alinhamento dentário bonito e agradável que todos nós queremos.

Ele irá ocupar espaço e fazer pressão nos demais dentes provocando maloclusões ou dificultando o trabalho dos Ortodontistas.

Por isso escutamos com frequência a frase: “Doutor, meu Ortodontista só vai remover meu aparelho depois que eu tirar meus Sisos”.

Finalizando…

Ninguém gosta de se submeter a uma cirurgia não é mesmo?

Entretanto, os riscos e complicações causadas pela presença do Siso são gigantescos perto do procedimento para a retirada dele.

Veja aqui que podemos ter um atendimento dentário sem dor!

Ou seja, não precisamos ficar sofrendo ou empurrando com a barriga uma situação que está nos gerando dor, constrangimento ou preocupações.

Os danos de protelarmos a retirada de um Siso podem ser severos e irreparáveis e um procedimento cirúrgico até então simples pode se tornar complexo e extremamente caro se deixarmos que lesões grandes e agressivas se instalem.

Precisamos estar atentos a esses dentes que estando aparentes ou totalmente em baixo da gengiva tantos transtornos podem nos causar.

Faça uma Radiografia Panorâmica de rotina, leve a um profissional especializado e tire suas dúvidas em relação aos seus Sisos.

saúde bucal

Prevenir ainda é melhor que remediar!!!

Posted on 7 de setembro de 2016 in Dente Siso

About the Author