Lente de Contato Dental

estética do sorriso

LENTE DE CONTATO DENTAL 

Devolvendo Beleza ao Sorriso



As Lentes de Contato Dental são um assunto muito atual e que tem uma procura muito grande nos consultórios odontológicos.


E você sabe por quê?


Porque elas são capazes de restaurar a harmonia e a beleza do sorriso!


Atualmente, cada vez mais o rigor das relações sociais, tanto profissionais quanto pessoais, têm exigido uma aparência agradável e harmoniosa.


Muito se escuta nos consultórios odontológicos:

“Doutor, vou relizar uma entrevista de emprego e preciso arrumar os meus dentes.”

ou então:

“Me separei e agora quero melhorar minha aparência.”


Mas não precisamos esperar uma entrevista de emprego ou um divórcio para melhorar nossa aparência e elevar nossa autoestima. Devemos ter o hábito de cuidar da nossa saúde física e mental e, assim, manter uma boa qualidade de vida.


Sem dúvida, o sorriso, é um componente fundamental para se atingir essa meta, pois é através da fala e da face que se dão as principais expressões de comunicação e carinho.


Também é o rosto um dos componentes principais de quem busca melhorar seu padrão estético, veja o que um dos principais nomes da Cirurgia Plática falou sobre isso:


lentes de contato dental


Vamos juntos nesse post descobrir como é possível devolver harmonia e beleza ao seu sorriso através das lentes de contato dentárias.



LENTES DE CONTATO, O QUE SÃO?


As lentes de contato dental são finas camadas de porcelanas, as quais podem ter até 0,3mm de espessura, aplicadas sobre a superície dos dentes. Perceba que são camadas extremamente finas e por isso o termo “lente de contato” é utilizado.


lente de contato dental


LENTES DE CONTATO, MAS QUAL A FINALIDADE?


O termo que melhor define a finalidade das lentes de contato dental é HARMONIA.


Através das lentes de contato, conseguimos harmonizar o sorriso melhorando o formato e a cor dos dentes.


lente de contato dental


Esse processo irá promover contorno e formato agradável ao sorriso, devolvendo “vida” aos dentes e promovendo um novo patamar de estética ao rosto.



LENTES DE CONTATO: A HARMONIA DO SORRISO


Muito se pensa que apenas a cor dos dentes é capaz de influenciar na estética do sorriso, mas isso está muito longe de ser verdadeiro.


A cor dos dentes é apenas um dos fatores que contribuem para o resultado final e outros atributos são tão ou mais importantes que a cor.


Veja alguns fatores fundamentais para se alcançar a harmonia do sorriso:

  • Contorno gengival
  • Relação da estética branca (dentes) e a estética rosa (gengiva).
  • Proporções dentárias
  • Posicionamento do Zênite gengival
  • Proporção de tamanho dos dentes
  • Perfil de emergência
  • Posição do ponto de contado
  • Formato do rosto e do sorriso
  • Características de gênero feminino e masculino.


Veja que são muitos os parâmetros a serem avaliados na reconstrução de um sorriso agradável e belo e essas análises são fundamentais para o sucesso da reabilitação.



ETAPAS DO TRATAMENTO COM LENTES DE CONTATO


ANÁLISE DO SORRISO

Essa talvez seja a etapa crucial para se obter sucesso no tratamento, pois um correto diagnóstico levará a uma correta solução e adequado planejamento do caso.


Nesse momento todos os fatores que influenciam na beleza do sorriso devem ser analisados, tais como o idade e gênero do paciente, formato do rosto, tipo de contorno labial, tamanho e proporção dos dentes, contorno e relação gengival, cor e muito mais.


lente de contato dentario


O profissional irá usar recursos auxiliares no diagnóstico como fotografias, vídeos e modelos de gesso.


“TESTE DRIVE” E MOCK UP

Nesse momento, o paciente “dará uma volta” com o seu novo sorriso tendo uma noção de como ele ficará.


A partir do modelo de gesso inicial, será construído em laboratório o novo sorriso e o dentista irá instalá-lo no paciente para o teste. Chamamos de Mock Up.

Enceramento dental

Esse teste é fundamental para que se possa ter uma previsibilidade do caso final.


Ele vai se olhar, falar e sorrir, avaliando o projeto proposto.


Também o Dentista irá fazer uma nova análise para saber se ficou como gostaria ou se terá que fazer alguma nova motificação.


PREPARO DENTÁRIO

Após a aprovação do paciente e do Dentista pelo projeto proposto e do teste (mock up) realizado, começa a etapa de preparo dos dentes para receber as Lentes de Contato definitivas.


Os preparos dentários são mínimos, mas necessários para se alcançar espessura de porcelana necessária para que se tenha uma coloração e resistência adequada.


O preparo do dente também é fundamental para se harmonizar o sorriso, evitando que os dentes fiquem muito projetados ou desalinhados.


Após o preparo dos dentes, nova moldagem é realizada e enviada para a confeção em definitivo das Lentes de Porcelana.


CIMENTAÇÃO DAS LENTES

Enfim as Lentes chegarão do laboratório prontas para a instalação em definitivo na boca do paciente.


lentes de contato


Cimentos de adesão serão utilizados para fixar as lentes de contato na superfície dentária, dando novo formato e coloração ao sorriso final.


Lembre-se que o formado do sorriso final será muito próximo ao teste realizado com o mock up, modificando apenas a coloração, pois a porcelana promove uma estratificação de cor muito superior ao material utilizado no teste prévio.



RESULTADO


O resultado final será um sorriso muito mais harmonioso e agradável, respeitando-se os requisitos estéticos de forma, posição e cor.


lentes de contato



LENTES DE CONTATO OU FACETAS, QUAL A DIFERENÇA?


Essa é uma dúvida muito comum e que causa confusão nos pacientes.


A diferença da Lente de Contato de porcelana e das Facetas de porcelana está na espessura do material aplicado na superfície de dente.


Perceba que o material é o mesmo e o laboratório pode utilizar, inclusive, a mesma técnica de confecção.


As lentes, na verdade, são facetas bem finas confeccionadas com um mínimo desgaste dentário.


Nas facetas, o dentista precisa fazer um desgaste dentário maior para conseguir corrigir problemas de posicionamento dentário ou de escurecimentos mais severos.


As lentes, ás vezes, podem ser quase translúcidas de tão finas, caso não haja necessidade de correção na cor do substrato dentário.



BELEZA, SAÚDE E AUTOESTIMA


Sem dúvida, a beleza e harmonia do sorriso é algo almejado pela maioria dos paciente que procuram o tratamento com lentes de contato.


Entretanto, a transformação de um sorriso vai muito além desses anseios.


Muitas vezes é um marco não só estético como emocional na medida em que devolve a autoestima e a segurança em falar e sorrir, sendo, ás vezes, responsável pela inclusão social dos agraciados.


sorria

 


 

Posted on 11 de novembro de 2018 in Estética do Sorriso

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top